domingo, 16 de outubro de 2011

Hora do Pátio


 Duas vezes por semana, deixe as crianças brincar livremente no pátio, criando suas próprias brincadeiras e se divertindo sob a supervisão de um adulto. 

 Uma vez por semana, peça que as crianças tragam brinquedos de casa. Deixe-as brincar livremente, sozinhas ou em grupo, e também participe das brincadeiras quando solicitado. 

 Duas vezes por semana, faça um recreio dirigido, com as professoras e monitoras sugerindo atividades, sempre visando o desenvolvimento da criança e melhorando a sua sociabilidade. Proponha várias brincadeiras, como corre cutia, a galinha do vizinho, elefante colorido, brincadeiras de roda, eu sou pobre, pobre de marré, marré, marré, estátua, circuito nos brinquedos do pátio, entre outras. 

 Antes da saída para o recreio, em qualquer um dos casos acima, estabeleça algumas regras numa roda de conversa com o grupo. Por exemplo:
- Não empurrem os amigos
- Não briguem
- Não gritem com os amigos
- Tomem cuidado para não machucar os colegas
- Aguardem a sua vez de subir nos brinquedos
- Não excluam coleguinhas das brincadeiras
- Brinquem todos juntos ou respeite quando o amigo quiser brincar sozinho

 Nessas rodas, estimule os alunos a respeitar e a ser respeitado e oriente-os, quando surgirem conflitos, a resolver a situação conversando com o colega.

 Quando as crianças não conseguirem resolver o conflito, oriente-as a chamar a professora ou outro adulto para que ele ajude a esclarecer o conflito e resolvê-lo.
Ao conversar com os alunos: 
 Reforce por que é importante respeitar as regras para evitar brigas e discussões. 
 Enfatize a importância de todos serem amigos e que, às vezes, é necessário ceder a sua vez para o colega brincar, exercendo assim a solidariedade. 
 Explique também que a violência é prejudicial e estimule o aluno a falar o que sente verbalmente ao colega antes de agredi-lo fisicamente. 
 Reforce esses conceitos de respeito e cidadania não apenas nas rodas de conversa, mas no dia a dia, na rotina escolar e por meio de brincadeiras com bonecos, fantoches etc.

Fonte:http://pedagogiadaeducacaobasica.blogspot.com

2 comentários:

  1. Sou Educadora Infantil.... Adoro minha profissão,este ano estou com a turma do PRÉ...
    Encontre aqui dicas muito importantes que certamente vão enriquecer meu trabalho. Muito obrigada... bjosss....

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar...Volte sempre!Você é muito importante para mim!